A Lenda de Materyalis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resenha - O desafio do prólogo

Ir para baixo

Resenha - O desafio do prólogo Empty Resenha - O desafio do prólogo

Mensagem por A Lenda de Materyalis Qua Mar 11 2015, 17:16

O desafio do prólogo

Dez dias se passaram desde o início efetivo da revisão do livro 1. Nesse tempo, cerca de trinta e quatro páginas foram desenvolvidas no formato padrão de 14x21cm. Até agora, sequer cheguei a revisão do capítulo 1, que felizmente, assim como os outros, já estão escritos no fórum. O trabalho de conversão ao formato literário, conforme uma simulação que realizei, é bem mais fácil do que o trabalho que estou realizando neste momento, porque ao contrário dos episódios, o prólogo teve de ser reescrito, por conta da nova dinâmica narrativa que o livro compõe para aproximar mais o texto do leitor. E em meio a isso, desenvolvi todas estas páginas para introduzir o tema, apresentando o panorama do cenário para enfim falarmos sobre Aliank e as circunstâncias que envolvem a trama. Mas escrever um livro é bem diferente que fazer posts no fórum, onde posso digitar os textos numa tempestade de palavras convicto de que elas serão cuidadosamente revisadas a posteriori, consolidando assim o livro.

Quando escrevi as dez primeiras páginas, comecei um duelo com a minha agente editorial, Gabriela, para que ela começasse a revisão do conteúdo e sugerisse os pontos que eu deveria mudar. Foi aí que começaram as noites mal dormidas e os pesadelos. Seria bem mais fácil mandar para ela o conteúdo pronto por capítulos, mas decidi fazer esse bate e volta para saber se o caminho que escrevia estava correto, sem ter que mandar tudo no fim para revisão ortográfica. Além de estar no meio literário, ela tem a visão de um leigo, não conhecedor de qualquer estilo RPGístico, mas puramente comunicacional para me dar o norte de como escrever para o amplo público que vem se mostrando especialmente no Facebook. Enviei esse primeiro material e ela pediu para que eu continuasse e me entregasse a atualização dois dias depois. Foi aí onde desenvolvi mais umas vinte e poucas páginas e passei para ela.

Apesar do cansaço que isso gerou e está gerando, foi a melhor atitude que eu poderia tomar. Ao invés de fazer críticas abertas, ela me fez perguntas. Coisas do tipo: "Você precisa falar tanto sobre Materyalis? O foco não seria as Crônicas de Aliank cujo cenário pertence a lenda de Materyalis? Pense nisso e veja se consegue comprimir as primeiras páginas".

Foi muito produtivo. As perguntas me mostravam os erros. Costumeiramente, escrevo bastante para explicar uma coisa e cometo redundâncias. E quando você revisa um material sozinho, a tendência é que muitas dessas falhas passem desapercebidamente. Nessa hora, é importantíssimo para quem escreve um livro ter alguém que entenda do mercado para lhe orientar. Me pergunto quantas boas obras na própria editora poderiam ter um alcance muito maior se tivesse tal orientação.

Hoje, as trinta e quatro páginas foram reduzidas para seis, mostrando a essência da lenda de Materyalis, ao mesmo tempo que liga perfeitamente a introdução das Crônicas de Aliank. Começarei hoje a editar o início da trama com enorme satisfação. Acredito que os questionamentos da minha cara agente me ajudarão a concluir até a próxima semana, quando enfim os intérpretes serão envolvidos na revisão dos capítulos.

Estou confiante de que o material apresentado ao público será bem interessante. Vamos que vamos!





Leia amanhã: Prévia da arte de Hirluin Imlach
A Lenda de Materyalis
A Lenda de Materyalis
Admin

Masculino Número de Mensagens : 8420
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Web Designer
Nome do jogador : Saymon César
Warn :
Resenha - O desafio do prólogo Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Resenha - O desafio do prólogo Right_bar_bleue

Data de inscrição : 13/09/2007

Ficha do Personagem
Nível: 1
Pontos de Vida:
Resenha - O desafio do prólogo Left_bar_bleue0/0Resenha - O desafio do prólogo Empty_bar_bleue  (0/0)
Pontos de Dens:
Resenha - O desafio do prólogo Left_bar_bleue0/0Resenha - O desafio do prólogo Empty_bar_bleue  (0/0)

http://www.materyalis.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos